Seguem dois textos de Antônio Araújo, que refletem os rumos do teatro da vertigem, o processo performativo da criação e encenação, constantes na prática do grupo e nos procedimentos do encenador.
O processo colaborativo no Teatro da Vertigem
Quantas companhias não se dissolveram, traumaticamente, pelas crescentes rusgas e incompatibilidades
entre seus colaboradores, devido ao desgastante exercício de um pretenso “coletivismo”? Não pretendo com isso desmerecer ou descartar a experiência da criação coletiva. Obras importantes foram criadas dentro desse modelo e é legítimo que cada artista busque a maneira de trabalhar com a qual mais se identifique. No caso do Teatro da Vertigem nós nos orientaríamos em outro sentido, que parecia traduzir melhor as características e os interesses dos integrantes ...Siga lendo em:
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A encenação performativa
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A encenação performativa
O caráter multidisciplinar de cruzamento de diferentes linguagens artísticas, tão axial na performance, é também prática recorrente na encenação atual, que se alia, cada vez mais, às artes plásticas, à dança, à música e ao cinema. Porém, diferentemente do projeto wagneriano de síntese das artes em sua Gesamtkunstwerk, o encenador contemporâneo coloca lado a lado essas diferentes linguagens artísticas, “presentificando-as” autonomamente. O corpo em risco, colocado em situaçãolimite, que não representa mais personagens, mas utiliza ... Siga lendo em:
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