Apontamentos sobre a noção de dinâmica cênica – Visões do teatro contemporâneo
Aline Mendes de Oliveira
Mestre em teoria do teatro pela ECA-USP
Resumo: Iniciando-se com as reflexões de Hans-Thies Lehmann sobre a noção de um teatro atual fundado mais na noção de estado ou situação do que na ação dramática, o autor aponta a existência de uma dinâmica cênica que em vez de centrar-se na evolução temporal do desdobramento do enredo, vem a tornar-se um modo distinto de articulação narrativa para a cena atual. A partir desses pressupostos, este texto se propõe a investigar exemplos (espetáculos de encenadores visuais como Richard Foreman e Robert Lepage) de articulação cênica que se fundamentem sob os princípios enumerados: estado, situação, simultaneidade, parataxe, no sentido de produzir uma reflexão sobre diferentes processos ou estéticas, mas que possuam em comum estes elementos estruturantes como pilar de sua comunicação cênica.
Palavras-chave: Encenação contemporânea, pós dramático, dinâmica cênica
Nenhum comentário:
Postar um comentário