domingo, 11 de março de 2012

Relações Contemporâneas e Conceituais entre Teatro e Cinema: Edição, Montagem e Dinâmica Cênica.

RESUMO

O objetivo deste texto é discutir as possíveis relações conceituais entre o teatro e os suportes audiovisuais que incorporam o movimento em sua estrutura. A ideia é centrar-se, para efeitos deste estudo, inicialmente na linguagem cinematográfica e refletir sobre a relação desta como resultante de um processo da edição e montagem (a imagem captada e revelada) e um possível diálogo conceitual com a imagem cênica, observando seu caráter poético e sua relação com luz, sombra e a articulação dos elementos próprios da encenação (que podem se construir também através de um processo de edição e montagem cênicas). Observando o caráter plástico da imagem e considerando as características próprias do cinema (e por nossa reflexão e possível aproximação, também do teatro), focaremos no conceito da expressão cinematográfica como imagem em movimento, seguindo o pensamento deleuziano, em que o representado no cinema é um representado em devir e qualquer coisa representada, mesmo estática, encontra-se quando filmada inscrita na duração e passível de transformação. A partir daí, pensaremos a noção de representação no teatro e no cinema e suas imagens em mutação e neste caso, ligada a este sentido da narrativa da imagem movimento. Siga o link para o texto completo.

Palavras-chave: Imagem-movimento. Imagem Cênica. Cinema.

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