sexta-feira, 30 de março de 2012

Revista Comunicação e Cultura nº 7 – Intelectuais e Media « Revista Comunicação e Cultura

Revista Comunicação e Cultura nº 7 – Intelectuais e Media « Revista Comunicação e Cultura:

Os intelectuais e os media
Rita Figueiras

Quando em 2007 Andrew Keen lançou The Cult of Amateur, lançou também
um debate sobre as implicações das novas tecnologias na destruição da cultura e
dos seus modelos de negócio. Para Keen, nos últimos anos, a Internet tem sido
uma das principais responsáveis pela perda de relevância da cultura erudita, do
conhecimento e dos especialistas nas sociedades contemporâneas, bem como pela
falência eminente dos seus modos de expressão, como os livros ou os jornais.
Num tempo em que o conhecimento é entendido cada vez mais como algo superficial
e banal, e em que a Internet se apresenta como um dos media dominantes,
os conteúdos dos blogues, da Wikipédia ou do YouTube, gerados por indivíduos
sem credenciais ou obra intelectual que valide o que produzem, têm suscitado um
conjunto de questões sobre as consequências culturais destas novas práticas. Se
qualquer um, independentemente do grau de conhecimento sobre os assuntos,
pode colaborar com este novo meio, qual é o lugar reservado aos especialistas e
aos intelectuais numa sociedade que privilegia o amadorismo e dele se alimenta?
Andrew Keen explica o triunfo do amadorismo com as características tecnológicas
da Internet. Leia mais no link indicado acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário